“Mesmo com os livros obrigatórios listados em cada vestibular, a verdade é que é difícil adivinhar quais livros e autores estarão nas provas de todo o país. Dácio Antônio de Castro, supervisor de português do cursinho paulista Anglo, deixa sua dica: “As questões procuram avaliar conteúdos específicos das obras, exigindo efetiva experiência de leitura e, sobretudo, reflexão crítica sobre os temas evocados. São ainda frequentes questões intertextuais: relação de textos entre diferentes autores”, diz.
A equipe de literatura do curso pré-vestibular destaca que os movimentos literários no Brasil e em Portugal merecem atenção dos vestibulandos.” [via portal Terra]
Lembro que para meu vestibular, não lí os livros que eles pediram. Eu lí apenas um resumo de cada livro. E era um baita de um resumo. Pois além de citar os trechos importantes da história, ele continha uma lista de todos os personagens principais e qual a importancia deles no plot.
Esses resumos foram de extrema importância, pois tiveram perguntas sobre os personagens, que eu não saberia responder sem “conhecer” tão bem o livro.
Lembrando, nunca tive paciência para ler os livros que as professoras pediam para ler na escola. Preferia ler Julio Verne, Bran Stoker, Jostein Gaarder… etc… etc..
www.onerdescritor.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário