01 março, 2011

Batalha de capas: “Harry Potter e a pedra filosofal” de J. K. Rowling

“Harry Potter é um garoto comum que vive num armário debaixo da escada da casa de seus tios. Sua vida muda quando ele é resgatado por uma coruja e levado para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.(…)”

Eu estava pensando e me veio à cabeça uma simples pergunta: “porque eu ainda não fiz uma batalha de capas sobre o Harry Potter?” Pois é, porque mesmo que eu ainda não mostrei as inúmeras capas que rolam por esse mundinho sobre o livro que com certeza fez com que muitas pessoas criassem gosto pela leitura e principalmente se apaixonassem pelo mundo da magia? (óia eu aqui _o/ rsrs). Impossível não querer pertencer às aventuras deste bruxinho que conquistou o mundo! Então vamos ver toda essa magia nas capas (digo logo no início que fico muito besta se tratando sobre essa saga, rsrs):


Alemanha- Apesar de ser bem diferente das capas tradicionais harrypotterianas, ela apresenta um estilo total Harry de ser, com seu cabelo arrepiado e cicatriz a mostra. Mas na primeira vez em que vi dei bastante risada, porque me pareceu que com a tentativa de coloca-lo como personagem em destaque da capa, ele ficou com uma carinha de quem está se safando de algo na boa enquanto seus amigos estão lá embaixo se matando na prova final da história! rsrs Sei que não tem nada com nada o que acabei de dizer, mas foi a minha reação e tinha que desabafar com vocês, rsrs.

Brasil- Falar o que dela? Pra mim ela é perfeita! Harry por ser o objeto principal foi colocado exatamente no centro da capa, além disso reparem nos detalhes, ele não está uniformizado ainda (somente com uma capinha,o que representa a transição dele do mundo trouxa para o mundo da magia), ele está um pouco desengonçado em sua tentativa de capturar o pomo de ouro (mais uma vez demonstrando a adaptação de Harry, e digamos a verdade, é sobre o que se trata este primeiro livro), há um unicórnio lindo ao fundo ( esse animal vem por séculos sendo o mais mágico de todos em qualquer livro já escrito sobre mundo mágico, por isso ele está ai, para nos mostrar que o mundo de Potter de certa forma é real…para ele, rsrs), a decoração do castelo em seus pilares..aff, TUDO é muito bem feito nesta capa! rsrs Até o cão de três cabeças está lá para nos lembrar que o personagem principal irá passar por desafios.

Países que possuem a língua árabe- Como vocês podem observar, a única mudança é a viradinha da imagem.


Bulgária- Sério…é pra mim repetir? rsrs Mas gosto, gosto meeesmo!

Dinamarca- Sabe do que mais gosto nela? O fato do próprio Harry estar criando raios que é sua marca registrada, e não sua cicatriz estar em destaque (apesar de ser um clássico). Na minha opinião, ficaria melhor se a foto fosse a capa inteira não uma “3×4″, e ficaria melhor sem aquele chapéuzinho de mágico de festa de criança, quem desenhou não deve ter lido muito bem o livro, ou isso, ou achou que o chapéu seletor aparentava como todos aqueles chapéus de fantasia das americanas, rsrs. E porque parece que estamos vendo tudo isso de dentro de uma gruta? Mas num geral? Eu até gostei do desenho.

Espanha- Se você parar para analisar um segundo vai ver que na realidade ela é baseada na capa harrypotteriana de que falamos o tempo todo (aquela do Brasil, sabe?). Na verdade os espanhóis pensaram: “hum, não queremos fazer uma capa igual à dos outros países, então tira os pilares do castelo. Está de tarde? Coloca de noite! Muda a roupa dele…tira somente as listras…e ah, coloca o pomo embaixo! Mas deixa ele com a mesma inclinação e não muda o rosto tá?!”. rsrs


Estados Unidos ¹- Porque coloca-lo quase sendo atropelado pelo trem de Hogwarts? Parece até que ela está assustado e não deslumbrado com a vida nova como tentaram colocar ai. Eu gosto dessa fórmula: Informações em cima com uma tarja, desenho limpo embaixo. Assim tudo recebe destaque.

Estados Unidos ²- Única diferença: ampliação da imagem e sem estrelinhas. Resultado? Melhor, muito melhor.

Finlândia- Hum… não sei. Parece que o Harry é do mal. Acho que a única coisa que me faz lembrar do livro é a união dos três na capa, e ai do Rony se não fosse ruivo, daí eu não ia descobrir nunca. rsrs O que vocês acharam dela? Desenho bonito, mas estranha. Enfim…


França- Adoro essa capa! Daí vocês vão me perguntar o porque, sendo que ela não é tão bonita e parece ser a capa de uma agenda Pascoalina (para aquelas que conhecem).  Simplesmente pelos rostinhos deles, que diz tudo sobre os personagens. Hermione: de olhos fechados e com ar de mais esperta que todos, mas por ser muito inteligente ainda carrega seu objeto favorito, o livro. Harry: carinha de bom menino que quer aprender tudo, carrega na mão aquilo que ama, sua coruja e sua vassoura. Rony: menino travesso, cutucando e olhando pro Harry, sempre leal até mesmo na capa, rsrs.

Holanda- Já disse que sempre tenho quedinha por capas enigmáticas. Ela é uma capa limpa e tem tudo haver com o livro sem ao menos mostrar o personagem principal.

Itália- Alguém pelo-amor-de-Deus me explica isso!!!!!!!! O que é este chapéu? Quem são essas pessoas no tabuleiro? POR QUE HÁ UM MEGA RATO DE LENÇO SORRINDO? Coisas inexplicáveis… Por que os italianos adoram fazer coisas sem pé nem cabeça nas capas? Por que?


Inglaterra ¹- Devo dizer que amei a fonte usada no nome, bem mágica, lindo! Mas o Harry seria o rei com a espada ou o cavaleiro? Já que não quiseram coloca-lo como a imagem principal poderiam ter dado ênfase em algo mais específico. Não sei.

Inglaterra ²- Exatamente o que acabei de dizer, eles não quiseram usar o Harry como principal então usaram o outro tema forte na história… a própria pedra filosofal. Uma foto linda e da mesma utilizada no filme ( a cor vermelha deu um ar vibrante na capa). Muito bom!

Japão- Optaram por colocar o mundo mágico muito maior que o personagem principal, o que achei bem legal, porque o que te cativa no livro na verdade é este outro mundo cheio de poder e beleza ao qual sempre sonhamos poder existir, tornando o personagem pequeno dentro deste novo universo ao qual ele faz parte (não tirando o crédito dele ser importantíssimo e herói no mundo bruxo).


Fonte: Garota it

Nenhum comentário:

Postar um comentário