Antes do cristianismo e do islamismo, macedônios, atenienses, espartanos e romanos entraram em conflito com civilizações orientais. Incursões militares europeias pelo Oriente Médio e pela Ásia remontam dezenas de séculos atrás.
As cruzadas --talvez o mais famoso confronto entre as duas culturas-- foram apenas uma das etapas da inúmera sucessão de disputas. Esse embate entre civilizações é descrito e analisado em"Mundos em Guerra", do historiador Anthony Pagden.
O livro, publicado em português pela lusitana Edições 70, mostra como a oposição entre o Ocidente e o Oriente é agravada pela incompreensão e pelo medo, sem aparentar um desfecho simples.
"Enquanto houver quem insista que isso faz sentido, a antiga luta entre 'Oriente' e 'Ocidente' vai continuar. Hoje, pode resumir-se a ataques terroristas ou a manifestações públicas de ódio, mas nem por isso deixa de ser tão azeda e tão inútil como o foi durante os últimos dois milênios", avalia o autor.
Pagden escreveu diversas obras sobre história europeia. Atualmente, é professor de ciência política na Universidade da Califórnia, em Los Angeles, já lecionou em outras universidades prestigiadas, como Cambridge, Oxford, Harvard e John Hopkins.
Nenhum comentário:
Postar um comentário