07 abril, 2011

Lançamento do livro "Impresso no Brasil: dois séculos de livros brasileiros"

Impresso no Brasil grande

Obra coeditada pela editora Unesp e Fundação Biblioteca Nacional trata da acidentada história do livro brasileiro e das perspectivas para as editoras no país

A  trajetória  da  produção  editorial  no  país  está  presente  no  livro  Impresso no Brasil – Dois séculos de livros brasileiros,  lançamento  em  conjunto  da  Editora  Unesp  e da  Fundação  Biblioteca  Nacional.  Para  marcar  o  lançamento  e  discutir  a  obra,  serão realizadas  duas  mesas-redondas,  no  dia  12 de abril, a partir das 10h,  na Biblioteca Nacional, Rio de Janeiro. Nelas se discutirá a importância do livro na história da cultura brasileira  e  suas  perspectivas  atuais,  diante,  não  só  da  emergência  da  cultura  digital, como da concentração do mercado e do espaço aberto por pequenas e médias editoras.

O  primeiro  debate,  que  vai  das  10h  às  12h,  terá  como  tema  “O  livro  ontem  e  hoje”  e contará  com  a  participação  dos  dois  organizadores  da  obra:  os professores Aníbal Bragança, da Universidade Federal Fluminense, e Márcia Abreu, da Unicamp, além  de  Giselle  Martins  Venancio,  Marília  Barcellos  e  Tania  Maria  B.  da  Cruz  Ferreira.  A  segunda  mesa,  que  acontecerá  das  14h  às  16h,  discute  o  tema  “O  livro hoje  e  amanhã”,  com  a  presença  de  Ana  Sofia  Mariz,  Fábio  Sá  Earp,  George  Kornis, Guilherme Cunha Lima e Teodoro Korackis. Todos os participantes são pesquisadores que contribuíam com textos para o volume, que tem 663 páginas e bela capa de Marcos Keith Takahashi

O  evento  na  Biblioteca  Nacional  é  direcionado  especialmente  aos  pesquisadores, professores  e  alunos  da  história  cultural  brasileira,  do  livro  e  da  leitura,  e  aos profissionais do mercado editorial

O livro
Impresso no Brasil – Dois séculos de livros brasileiros  reúne  diversos  ensaios  sobre o  percurso  da  produção  editorial  brasileira,  durante  seus  duzentos  anos  de  história. A  primeira  parte  da  obra,  intitulada  “Uma  nova  história  editorial  brasileira:  editores, tipógrafos  e  livreiros”  apresenta  22  capítulos,  que  focalizam  os  aspectos  da  produção editorial  nacional.  Na  segunda  parte,  “Cultura  letrada  no  Brasil:  autores,  leitores  e leituras”,  13  trabalhos  analisam  e  interpretam  a  formação  do  leitor  e  do  público  para qual se dirigiam nossas produções editoriais, ao longo das décadas.

A obra constrói um panorama, entre outros assuntos, da produção de livros esolares e de alfabetização, literatura de cordel, da produção em jornais e periódicos, e analisa a história  de  editoras  como  Garnier,  Melhoramentos,  Civilização  Brasileira,  Companhia das Letras, Abril. O direito de autor e casos como Harry Potter e Paulo Coelho recebem análises especiais, na composição de um panorama sobre mercado e consumo recentes.

Impresso no Brasil  constrói  um  retrato  multifacetado,  que  expõe  as  peculiaridades  da origem,  os  desafios  do  transcurso  e  o  panorama  que  se  descortina  para  esse  elemento essencial da vida cultural do país: o livro. O lançamento conta, ainda, com introdução escrita  pelo  bibliófilo  José Mindlin,  através  de  um  texto  produzido  em  2007,  sobre  o centenário da Impressão Régia.

Ficha Técnica:
Título: Impresso no Brasil - Dois Séculos de Livros Brasileiros
Organizadores: Aníbal Bragança e Márcia Abreu
Páginas: 663
Preço: RS 59,00
Assunto: História do Livro e da Leitura, História Cultural Brasileira, Mercado Editorial
Referência
Edição: 1ª

Lançamento na Biblioteca Nacional
Espaço
Data: terça-feira, 12 de abril
Horário: A partir das 10h
Entrada franca (limitada ao número de vagas no Auditório - 150)

Clique aqui para ver a resenha do livro


Fonte: Fundação Biblioteca Nacional

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