07 abril, 2011

Novo site da Agência Brasileira do ISBN

Criado em 1967 e oficializado como norma internacional em 1972, o ISBN - International Standard Book Number - é um sistema que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país e a editora, individualizando-os inclusive por edição.

O sistema é controlado pela Agência Internacional do ISBN, que orienta e delega poderes às agências nacionais. No Brasil, a Fundação Biblioteca Nacional representa a Agência Brasileira desde 1978, com a função de atribuir o número de identificação aos livros editados no país.

A partir de 1º de janeiro de 2007, o ISBN passou de dez para 13 dígitos, com a adoção do prefixo 978. O objetivo foi aumentar a capacidade do sistema, devido ao crescente número de publicações, com suas edições e formatos.

Para cumprir a missão de informar e atender aos editores, livreiros, bibliotecas e distribuidores brasileiros, a Fundação Biblioteca Nacional reúne em seu novo portal da Agência Brasileira todas as informações referentes ao sistema ISBN no país. confira no link:


Este site é a versão preliminar do Sistema ISBN Online, que será implementado em breve. Em caso de dúvida ou sugestão, favor entrar em contato através do link Fale Conosco, no próprio site da agência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário