Bom, por que eu resolvi escrever esse post? Porque sempre estou recebendo e-mails de pessoas que querem saber como se lançar, que querem ser escritoras, etc... então acho que vou resumir aqui tudo o que sei, com algumas perguntas que me fizeram e achei importantes!
Não me considero veterana nem expert no assunto, mas acho que posso ajudar com o parco conhecimento que tenho e que me ajuda bastante! Vamos lá!
Pra começar:
1- VOCÊ NÃO VAI SER FAMOSO DE CARA!
Não fique aí achando que vai escrever um livro e acabar como uma J.K.Rowling da vida ou uma Stephenie Meyers...As duas, assim como Meg Cabot e tantos outros autores consagrados receberam muuuitos "NÃOS", ou nem receberam resposta alguma. Mais de 30, algumas vezes! E demoraram anos para ser reconhecidos; sabia que Rowling vendia Harry Potter de porta em porta e Crepúsculo foi lançado em 2001(não lembro bem a data, mas faz tempo! rs)? Pode ser que seu livro faça sucesso ou pode ser que não. São lançados mais de 2000 livros no mercado todo mês, você sabia? Isso não é pra desanimar ninguém, viu? É só pra vocês verem que não é pra desistir na primeira tentativa! É difícil, mas não impossível. Eu sei que competir com livros estrangeiros não é fácil, ainda mais porque na infância fomos obrigados a ler coisas e autores que não gostávamos. Tsk!
2- SE INFORME, MELHORE SUA ESCRITA!
Eu não comecei sentando na cadeira e dizendo: vou ser escritoraaaaa e pari um livro...kkkkkk! Quando criança eu escrevi vários (oh, Deus, que vergonha deles!!), e sempre sonhava ser uma grande escritora (e detetive, artista, dançarina, cantora, atriz, professora - modelo não porque modelo não podia comer chocolate), mas não me limitava. Escrevia sem pensar em publicar. Não cobre muito de si mesmo, mas sempre busque melhorar. Eu li muitos livros sobre como ser um bom escritor, me informei sobre editoras, estudei redação, LI MUITO, li meus textos com olhos críticos, etc. Sempre me mantive informada em relação ao mercado.
3- NÃO MUDE SEU ESTILO PARA AGRADAR NINGUÉM!
Se você escreve romance melhor, manda brasa, ou ficção, policial, que seja. Não se force a fazer diferente para acompanhar o mercado, porque nunca vai parecer natural!
4- NÃO MANDE QUALQUER UM LER SEU TEXTO!
Não escolha pessoas como mãe, pai, irmão, primo, cunhado, amigos do peito. Eles vão dizer coisas pra te agradar. Escolha escritores, amigos mais distantes, colegas - que estejam prontos a te ajudar. Não entregue o texto completo - o roteiro é seu - entregue parte dele (umas dez a vinte páginas) para pessoa ver se é empolgante, a narração está boa, coisa assim. Se você entregar o texto todo é capaz da pessoa nem se animar a ler e dizer que gostou só pra fazer de conta que leu! rsrs!
5- ESTEJA PREPARADO PARA RECEBER CRÍTICAS.
É, eu sei, essa parte não é fácil! rsrsrs! Mas pensa assim, nem Jesus agradou a todos, certo? Nem todo mundo gosta de Crepúsculo e Harry Potter! Tem gente que ama livros que eu detesto!! Mas pense bem: não se deixe atingir por críticas negativas. As construtivas são ótimas, mas as negativas que só dizem 'não gostei' 'não achei legal', ignore. Não vão te fazer melhorar? Então não prestam. Isso também não quer dizer que você vai mudar porque recebeu uma ruim. Vê se mais pessoas concordam. Deixe bem claro que receber críticas é importante pra você e que você não vai se magoar. No começo é difícil, mas você se acostuma! rsrs
6- REGISTRE SEU TEXTO.
Essa pergunta é campeã: onde registro? Devo registrar? É bom que faça isso, mas não é de se desesperar, viu? Não fique achando que você escreveu e alguém vai te passar a perna no dia seguinte...rsrs! Para registrar é coisa super simples! Vá na biblioteca nacional e diga que você quer registrar uma obra. Aqui em Brasilia só preciso de xerox da carteira de identidade e cpf (acho) e o seu texto todo impresso e com todas as páginas rubricadas, a primeira e a ultima assinadas. É um saco, meus textos tem mais de 200 páginas...u.u Tem que pagar uma taxa de $30,00, acredito, mas o preço pode variar. Se quer sua consciência tranquila, é melhor, rsrs! Aqui está o link com tudo o que você precisa! Biblioteca Nacional
7- NÃO MANDE SEU TEXTO COMPLETO E SEM FORMATAR PRA NINGUÉM!!
Volta e meia eu recebo uns assim. Não faça isso! Eu sou uma boa pessoa (mamãe não acha, mas sou sim, viu??) mas você pode encontrar pessoas ruins por aí. Se quiser seu texto avaliado por alguém, mande só uma parte dele e formatado. Vai em word >> home >> prepare >> mark as final (o meu é em inglês, hehe) e manda só uns dois ou três capítulos. No caso de editoras você DEVE mandar inteiro. Mas antes, entre no site da editora e vê o que ela diz sobre mandar a obra: se está aceitando, - veja se a editora é confiável - como ela quer que mande...algumas editoras preferem os textos pelo correio, outras preferem por email. Pesquise antes de enviar, para você não perder o seu tempo nem o dela. E deixa eu te dizer: nem todas lêem e algumas o prazo de resposta é de até 1 ano. Então mande para muitas; não fique sentando esperando entrarem em contato com você! Mas preste atenção nas editoras para as quais você manda! NUNCA DISPONIBILIZE SEU TEXTO INTEIRO NA NET A NÃO SER QUE VOCÊ NÃO TENHA INTENÇÃO DE PUBLICÁ-LO. Editora alguma vai se interessar em publicar se ele já anda por aí. Afinal, caiu na rede é domínio público!
8- TIPOS DE EDITORA - importante
Existem dois tipos de editora; a tradicional, que é a que publica livros e os distribui para todo o Brasil e as editoras por demanda.
Qual é a melhor? Tem muitos autores que querem ser lançados para o Brasil todo - tipo eu também, rsrs; mas isso não quer dizer que seja o melhor!
vantagens e desvantagens da editora tradicional:
- a resposta demora ou nunca vem;
- você ganha cerca de 7% a 10% em cima de cada livro. Coisa de $3,00;
- você vai ser publicado em todo o território nacional;
- você só recebe uma vez ou duas vezes por ano, rsrs
- o seu livro pode sofrer alterações - normalmente eles te avisam sobre elas: capa, alguns capítulos, etc;
vantagens e desvantagens da editora por demanda:
- seu livro vai ser distribuido por você mesmo e não para as livrarias do país;
- você decide quanto cobrar e quanto receber; na maioria das vezes, você lucra muito mais vendendo por conta própria porque você decide quanto vai lucrar;
- a divulgação é por boca em boca, ou por sites.
- você decide exatamente como seu livro vai ser e o que vai ter;
Eu não acho que uma ou outra seja mais importante, embora eu ache que uma tradicional vai lançar você no mercado e fazê-lo conhecido! Tenho duas editoras: uma por demanda que é a Lexia, que eu adoro e a outra é tradicional, que é a Editora 21, que eu também adoroo, porque as duas confiaram no meu trabalho!
9- COMO COMEÇAR A ESCREVER UM LIVRO (meu método de trabalhar):
- anote todas as cenas que imaginar, nome de personagens, ideias para outros livros, etc. Tenha um caderninho sempre à mão. Não importa onde nem quando vir a ideia; anote! Pode ser que ela não volte! rsrs!
- procure organizar mais ou menos seu roteiro com um resumo. Exemplo, pensei em uma história sobre um alien vindo à Terra e se apaixonando (que?) por uma terrestre. Então escrevo mais ou menos no que consiste a história - ele cai de uma nave espacial, ela está na escola, ele pula o muro, eles se encontram, ela foge..etc. Se ainda não pensou num final, não se desespere. Ele acaba vindo. Se não está conseguindo mais seguir seu roteiro, ótimo. Isso também pode significar que seus personagens estão criando vida e fazendo escolhas, isso é bom! Por exemplo, eu planejava matar um personagem no meio da história, mas ele escapou...fiquei tão assustada que resolvi deixá-lo vivo...kkkk! Sim, é verdade...O.o
- Defina bem as características de seus personagens! Descreva-os, imagine-os, ponha o que els gostam e o que não gostam; lembre-se de pôr personagens que animem as pessoas; ninguém quer ter como protagonista um personagem que vive reclamando de tudo, por exemplo! Mas procure seguir a sua personalidade. Não ponha uma menina timida que pula o muro da escola pra matar aula!
- Se surgir ideias para outros livros, apenas anote; anote tudo o que imaginar. Mas se as ideias não te deixarem, esqueça o que você estava fazendo antes e escreva esse. É sempre bom se concentrar em um livro só!
- Fique pensando no livro, imaginando as cenas que escreveu, nos personagens, em o que ele fará se acontecer isso ou aquilo. Se a cena que você pensou vai fugir muito do seu roteiro; melhor esquecer. Não encha linguiça! Ninguém quer saber se sua personagem vai lixar as unhas enquanto assiste a novela e pensa no vestido da liquidação em 5 páginas!
- Não copie livros existentes; mesmo que você tenha achado o assunto legal. Plágio é crime, mesmo que você o reescreva com suas palavras! Se você contar a história de um vampiro e um lobisomem que se apaixonaram por uma menina (*cofcofcrepúsculocofcof*) vai parecer falta de imaginação e você pode ser muito criticado por isso, chegando ao ponto de até ser desrespeitado. Se o texto que você escreveu é parecido com algum livro, leia este conselho: mude! =/
10- SEJA SIMPÁTICO E NÃO TENHA INVEJA DE QUEM CONSEGUIU!
Estranho esse, não é? rsrs Mas é verdade! Seja gentil com as pessoas sempre; mais por bom coração do que para ter a vantagem de que ela te divulgue ou coisa assim. Melhor que publicar e ver pessoas lerem seus livros é ter muitos amigos. Mas acima de tudo, respeite quem não gostar. Difíiicil não ficar triste, claro, mas fazer o quê? Não vá atrás dela dizendo para ela fazer melhor! hahaha! Se ela te desrespeitar, ignore. Não bata boca, mesmo porque se você ficar famoso não vai querer ficar conhecido como alguém que não respeita os outros, não é mesmo? Hum...isso me lembra que devo tomar conta do meu pavio curto em relação a outras coisas... kkkkkk! E você sabe que quem conta um conto aumenta um ponto. Pessoas que aparecem demais acabam por ser um exemplo para outras, você sabe. Olha a mídia!!
Não seja invejoso. Não é porque aquele autor conseguiu publicar e você não, você vai falar mal da obra dele ou não vai querer ler. Lembre-se de que um dia você pode estar na mesma situação. Não difame a obra sem nem ao menos ler ou conhecer, nem persiga o autor em sites fazenbdo resenhas negativas.
11- TERMINE SEU LIVRO, MAS NÃO SE FORCE!
Se as ideias não estão vindo, escreva pequenas cenas de seus personagens, com ou sem intençao de inclui-las na história. Não fique ansioso. Largue, simplesmente, por um tempo, se você não se empolgou. Aliás, se você não se empolgou, releia o texto. Pode ser que ele não esteja empolgando. Nesse caso, acrescente alguma coisa que dê um rumo à história e que te faça pensar pra fazer! Escreva várias ideias que vc pode incluir na história, até ideias loucas: a personagem é sequestrada por uma lata de lixo gigante; o mocinho descobriu que se apaixonou por sua imagem no rio, mas percebeu que de Narciso não tinha nada, invente! Sua mente vai começar a dar voltas e você acaba conseguindo!
Mas não largue totalmente!! Fique pensando na história, mesmo que não esteja escrevendo! Se largar de vez você não vai voltar pra pegar, acredite em mim! rsrs
12- DIVULGUE SEU TRABALHO!!!
IMPORTANTÍSSIMO!!! Você tem que divulgar, independente se sua editora é tradicional ou não. Se não tem tempo para manter e cuidar de um blog, mande seus livros para blogs para que façam resenha ou sorteio. Não faça spam na caixa de mensagens dos outros, mas pode mandar emails para alguns e pedir para passar pra frente! Use a imaginação para impulsionar as pessoas a lerem. Um bom livro vai fazer sucesso por si só!!
13- ACIMA DE TUDO, NÃO DESISTA!
Não é fácil, claro! Mas quando a gente quer algo, tem que lutar pra conquistar. Só depende de você tornar seu sonho real; não fique se lamentando se não deu certo; quando tiver que ser será!! Se acha que vai dar trabalho, então nem invista! Mas se é o que quer, lute! Confie sempre!! =D
Hum, não sei se escrevi tudo...mas caso ainda tenham alguma dúvida eu posso tentar responder! rsrs! Espero ter ajudado! Passei mais de uma hora aqui com tanta coisa pra fazer!!! kkkkkkkkkk!!
Beijooos!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário