O final de ano está chegando e a Tv, rádio, revistas já estão cheios de anúncios para o Natal. Vendendo sonhos de consumo de encher os olhos e esvaziar os bolsos.
Nessa época quem mais sofre são as crianças pobres, porque sua realidade esta muito distante do que está proposto nas vitrines. Muitas vezes seus desejos de Natal estão muito distantes de brinquedos caros ou produtos eletrônicos, a realidade os impele a pensar na ceia, num emprego para os pais, numa casa para morar.
Apesar de todas as dificuldades e mesmo que a figura do papai-noel esteja um pouco desgastada e extremamente comercial, ainda há espaço para sonhar. Muitas crianças buscam no papai-noel um alento para esses obstáculos do cotidiano e quando chega essa época se enchem de esperança escrevendo suas cartinhas ao bom velhinho.
E para manter viva a magia do Natal é que dou destaque para campanha dos Correios de Adotar uma cartinha. A idéia surgiu em 1997 para promover um encontro das crianças com o Papai Noel, e dar uma destinação as centenas de cartas que os correios recebiam destinadas ao bom velhinho. O Projeto Papai Noel dos Correios é uma ação corporativa, desenvolvida em todas as 28 diretorias regionais, que tem como foco principal o envio de carta-resposta às crianças que escrevem ao “Papai Noel”. O objetivo central é manter a magia do Natal.
Muitas cartinhas emocionam e sensibilizam pelo teor do seu pedido, são crianças pedindo material escolar, cesta básica para a família, vestuário, próteses, cadeiras de roda ou até mesmo uma simples boneca. A essas, os Correios procuram atender convidando empregados, pessoas da comunidade e empresários a fazerem a adoção, se comprometendo em atender os pedidos das crianças.
Cada Regional tem um método de trabalho para classificação e seleção das cartas destinadas para adoção, considerando diversos fatores, tais como: tamanho da área abrangida, número de correspondências, número de adoções, número de voluntários envolvidos, etc. Inicialmente são descartadas as correspondências que não contêm remetentes ou as com endereços repetidos. Cartas de adultos não são atendidas, bem como pedidos de medicamentos, celular, MP3, DVD, notebooks e afins. Os critérios de atendimento de pedidos são razoabilidade e possibilidade.
E você também pode contribuir. Procure a agência dos correios da sua cidade e saiba como pode participar ou entre no site dos correios http://www.correios.com.br/institucional/conheca_correios/acoes_cidadania/acoes_cidadania.cfm para saber mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário