28 abril, 2011

O Efeito Facebook - David Kirkpatrick

"O Efeito Facebook" conta a história do Facebook desde sua criação. Sem muitas enrolações aqui: conhecemos a trajetória dessa empresa que começou nos alojamentos de arvard e hoje faz parte de quase todas as pessoas que estão conectadas à internet. Sou viciada em mídias sociais, apaixonada por internet, usuária ávida do Facebook e amo livros-reportagens. Era de se esperar que eu ficasse completamente presa ao livro, mas, infelizmente, não rolou.
 
O fato é que eu não tenho o que reclamar do livro: a narrativa é fluida, a forma como o autor aborda os fatos é agradável e ele trata não apenas da criação do Facebook, mas nos situa no cenário da internet na época de sua criação. Kirkpatrick chega a citar o Orkut em sua narrativa, compara o Facebook a algumas redes sociais e comenta sobre as polêmicas e processos envolvendo a empresa. Tudo de forma elaborada, mas sem ter uma linguagem maçante.
 
Eu realmente não sei porque desisti de ler o livro. O abandonei no meio, embora estivesse com vontade de ler mais. Mas minha leitura ficou muito "picotada" - por diversos problemas pessoais, comecei e abandonei o livro diversas vezes. Quando vi, não tinha mais pique para continuar a lê-lo e resolvi abandonar. Não foi problema do livro, que fique claro. Mas para o meu momento, foi cansativo. Odeio leituras picotadas e quando picoto demais a leitura por falta de tempo, acabo abandonando o livro. Perco o ritmo e a "gana" de lê-lo.
 
Pelo que li, é bem diferente de Bilionários por Acaso, mas o que não se pode negar é que cada um tem seus méritos. Bilionários deve ser lido antes, assim você cria a visão humanizada dos protagonistas dessa história. Logo depois, pegue O Efeito Facebook e conheça a história de forma mais técnica.
 
Um ponto muito positivo do livro é a qualidade do material: a capa é linda e laminada, além das fotos que vem no livro terem sido impressas em papel diferente, para ficarem mais nítidas.
 
Pretendo retornar a ler o livro em breve, do início e em um fôlego só. Quando fizer isso, venho aqui e comento com vocês. Por enquanto, abandonei pelos motivos que citei acima. Mas se estava com vontade de ler, não desista. Todo mundo que leu amou e eu provavelmente vou gostar quando pegar para ler de volta. Só que o momento não anda propício...
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário